quinta-feira, 14 de junho de 2012

Programa JCC – (Jovens Construindo a Cidadania)


logo1
O Programa JCC – (Jovens Construindo a Cidadania), foi criado nos Estados Unidos da América do Norte, em 1979, inicialmente na Flórida, foi um sucesso total. No seu primeiro ano de implantação, o programa ajudou a reduzir os problemas de drogas e crimes nas escolas nas quais o projeto foi implantado. As reduções foram em níveis superiores a cinqüenta por cento (50%). Igualmente importante foi a mudança nas atitudes dos estudantes. Atualmente, está implantado em 27 países. Surgiu no Brasil em 1999, tendo sido adotado primeiramente pela polícia de São Paulo.
Para implantação do JCC segue-se os seguintes passos:
1º.  Aprovação e Apoio da Escola / Comunidade
2º. Escolha do representante ou conselheiro
3º. Escolha do Grupo Principal
4º. Primeira Reunião Oficial do Grupo
5º. Ampliação do Grupo
6º. Apresentação Oficial do JCC.
O objetivo do projeto de forma geral é aprimorar e reforçar atitude proativa, preventiva e educativa nas comunidades escolares da rede pública e privada, atuando junto aos adolescentes e jovens, ensinando valores positivos e princípios de cidadania. O JCC, de forma mais específica, visa criar um ambiente livre de crimes e drogas, através de um movimento liderado pelos próprios jovens, sendo eles os principais responsáveis pela prevenção, na busca de estabelecer uma cultura de paz em um ambiente de aprendizado.
O JCC provê aos jovens toda a assistência necessária para o desenvolvimento de programas liderados por eles e para eles, que são os protagonistas do programa. Incluindo todos numa rede de ações preventivas que atuem nas causas e não apenas nas conseqüências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário