quarta-feira, 27 de junho de 2012

Alcoolismo

Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis.
A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.

O álcool no organismo :

O álcool encontrado nas bebidas é o etanol, uma substância resultante da fermentação de elementos naturais. O álcool da aguardente vem da fermentação da cana-de-açúcar, e o da cerveja, da fermentação da cevada, por exemplo. Quando ingerido, o etanol é digerido no estômago e absorvido no intestino. Pela corrente sangüínea suas moléculas são levadas ao cérebro.
A longo prazo, o álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão. Dessa forma, havendo uma grande dosagem de álcool no sangue, o fígado sofre uma sobrecarga para metabolizá-lo. O álcool no organismo causa inflamações, que podem ser:
- gastrite, quando ocorre no estômago;
- hepatite alcoólica, no fígado;
- pancreatite, no pâncreas;
- neurite, nos nervos.

Os perigos do álcool :

Apesar de ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas.
Grande parte dos acidentes de trânsito, arruaças, comportamentos anti-sociais, violência doméstica, ruptura de relacionamentos, problemas no trabalho, como alterações na percepção, reação e reflexos, aumentando a chance de acidentes de trabalho, são provenientes do abuso de álcool.

Sinais do alcoolismo :

- Você já sentiu que deveria diminuir a bebida?
- As pessoas já o irritaram quando criticaram sua bebida?
- Você já se sentiu mal ou culpado a respeito de sua bebida?
- Você já tomou bebida alcóolica pela manhã para ´aquecer´ os nervos ou para se livrar de uma ressaca?
Apenas um ´sim´ sugere um possível problema. Em qualquer dos casos, é importante ir ao médico ou outro profissional da área de saúde, imediatamente, para discutir suas respostas. Eles podem ajudar a determinar se você tem ou não um problema com a bebida, e, se você tiver, poderão recomendar a melhor atitude a ser tomada.
Fonte: Ministério da Saúde www.saude.gov.br

Justiça lança cartilhas para prevenção ao uso de drogas entre jovens a adolescentes

As publicações utilizam personagens da Turma da Mônica para tratar dos malefícios do álcool, crack e outras drogas.

No dia internacional do Combate às Drogas, comemorado nesta terça-feira (26), a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça lança quatro publicações com foco na prevenção do uso de drogas entre jovens e adolescentes de 15 mil escolas públicas do País, em parceria com a Maurício de Sousa Produções.

As cartilhas, que tratam de álcool, crack e outras drogas, utilizam personagens da Turma da Mônica Jovem e Turma da Tina para alertar pais, educadores e alunos sobre o tema. Esta é uma nova etapa do projeto Diga Sim à Vida, que já tem publicações da turma destinadas a crianças.

As revistas Turma da Mônica Jovem sobre uso do álcool e crack e outras drogas são direcionadas aos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Já para o ensino médio, as publicações serão ilustradas com personagens da Turma da Tina.

O material será distribuído em escolas cujos professores participarão do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, oferecido na modalidade a distância pela Universidade de Brasília (UnB). As aulas serão realizadas no segundo semestre deste ano e terão duração de cinco meses.

Concurso Cultural

Durante o evento, que acontecerá às 17h no Salão Negro do Ministério da Justiça, a secretária-executiva do ministério, Márcia Pelegrini, e a diretora de Articulação e Coordenação de Políticas Sobre Drogas da Senad, Carla Dalbosco, entregarão os prêmios dos Concursos Culturais A Prevenção do Uso de Drogas é Compromisso de Todos, voltados a ações preventivas nas escolas e na comunidade promovidas pela Senad. Serão 79 premiados, que receberão de R$ 3 mil a R$ 9 mil, a depender da categoria, que inclui cartazes, vídeos, fotografia, monografia e jingle.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

terça-feira, 19 de junho de 2012

Abertura da Semana Antidrogas

A Polícia Militar realiza, entre os dias 19 e 26 de junho, a Semana Nacional Antidrogas. Estabelecida em 1999, a data coincide com a criação da Secretaria Nacional Antridrogas (Senad) e com o Dia Internacional de Luta contra o uso indevido e o tráfico de drogas, criado em 26 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU).
E nesta oportunidade, foi Lançado em nossa escola o programa "Aliança Pela Vida", um projeto do JCC-Gilka Drumond com o objetivo de mobilizar nossa Escola para a problemática do consumo de drogas a partir de ações preventivas e compartilhadas.
       “A questão das drogas não é um problema só do Estado, é um problema de todos, inclusive das famílias, por isso entendemos estar diante de uma luta justa e vamos juntos até o fim contra as drogas e a favor da vida”, JCC- Gilka Drumond. 
O lançamento do "Aliança Pela Vida" foi feito pelo sargento Leonardo e a Professora Érica. "Estamos todos entusiasmados com o Projeto, senti uma boa recepção dos alunos, como este é um projeto que envolverá todos os professores e todos os alunos em diversas atividades realizadas ao longo do ano, vi muita confiança e expectativas em relação aos alunos e é isto que será fundamental para o sucesso do 'Aliança Pela Vida", Érica.

domingo, 17 de junho de 2012

Semana Nacional Antidrogas

Com o objetivo de conscientizar e mobilizar nossa Escola  para a prevenção do consumo de drogas, a Semana Nacional Antidrogas terá sua abertura oficial na próxima segunda-feira (18). O evento começa 10 horas, em nossa Escola , e contará com a presença do sargento Leonardo. Na ocasião, o JCC-Gilka Drumond  lançará o Projeto “Aliança Pela Vida”.

Dez fatos sobre o uso de drogas

- Dependência de droga é definida como doença progressiva, incurável e fatal pela Organização Mundial da Saúde;

- no Brasil,dependência de droga já é definida por médicos e políticos como grave problema de saúde pública ; apesar de epidemia, a rede pública de hospitais ainda ignora a doença, sendo raríssimas as vagas para internar usuários de drogas, para desintoxicação;

- na primeira vez, quem oferece droga é colega ou parente, relatam em Jovem Pan Pela Vida, Contra as Drogas, dependentes químicos em recuperação;

- na maioria das histórias, a primeira droga foi bebida alcoólica na infância ou na adolescência; depois, veio a maconha;

- maconha é causa de internação em São Paulo ,ao desencadear surtos psicóticos ou esquizofrenia, alertam clínicas que participam de Jovem Pan Pela Vida, Contra as Drogas (Greenwood, Reviva, Conviver,Intervir , Caminho de Luz e o Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas);

- além da dependência, maconha pode causar câncer de cabeça, pescoço e pulmão, além de uma série de outras complicações, define o presidente da Abead-Associação Brasileira de Álcool e Outras Drogas, psiquiatra Carlos Salgado.”Maconha não é droga benigna.Não está isenta de riscos”,afirma o especialista;

- mesclado é cigarro de maconha misturado com crack, droga que vem sendo utilizada por adolescentes em São Paulo , Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Também chamada pitico, a maconha com crack é montada pelos próprios usuários, tem constatado a polícia . A mistura provoca alucinações, perda de percepção, podendo levar a quadros depressivos , neurológicos, respiratórios e cardíacos;

- para tratar, afirmam especialistas, é preciso desintoxicar, ou seja tirar toda a droga do corpo; depois, é preciso tempo e dedicação para ensinar ao usuário viver sem drogas;

- mas no Brasil, nem acorrentando os próprios filhos, mães conseguem sensibilizar políticos e autoridades de saúde pública para o sofrimento que marca suas famílias;

- prevenção continua sendo, portanto, a vacina mais eficaz contra as drogas , sendo famílias e escolas fundamentais nessa luta pela vida.
Fonte:Jovem Pan Online/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Reunião JCC-Gilka Drumond

Hoje definimos toda a agenda para a Semana Nacional Contra as Drogas que acontecerá em nossa escola a partir de segunda feira dia 18/06. Todos nós estamos muito empolgados, não só com o "Aliança Para Vida", mas com todo o programa JCC. A cada reunião novas ideias, novos projetos, novas ações, novas metas.....
E é através do esforço coletivo e o entusiasmo dos componentes do JCC, que nosso projeto se tornará um sucesso!!!!
Profª Érica, Reiller, Profª Rose e Sargento Leonardo

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Qual seria o papel eficiente da escola na prevenção do uso de drogas?


Prevenir o uso de drogas é uma decisão política determinada por um projeto integrado, implica em falar de educação de filhos, de adolescência, de relação social e convivência afetiva.

Prevenir não significa tratar o tema com sensacionalismo ou com terrorismo, os efeitos poderão ser inversos do esperado,como o aguçamento do interesse, curiosidade e incentivo para condutas negativas.

Acreditamos que a escola seja um espaço para desenvolver atividades educativas, visando qualidade de vida e educação para a saúde. Portanto, ela tem a responsabilidade da prevenção primária e secundária.

Como a mídia influencia o consumo de drogas?


Na sociedade contemporânea a mídia constitui um dos fatores fundamentais na formação do que se denomina opinião pública. Atualmente, a maior fonte de informação das pessoas são os meios de comunicação e a maioria delas acredita no que vê, lê ou ouve na televisão, nas revistas e nos jornais. Os principais meios de comunicação nos dão a impressão de que, em relação ao uso de drogas, vive-se uma epidemia sem controle, caracterizada principalmente pelo consumo de crack, cocaína e maconha. Ao assumir esse tom pessimista e alarmista a respeito das drogas ilícitas, os meios de comunicação muitas vezes deixam de informar que os maiores problemas com drogas em nosso país, ainda são decorrentes do consumo de álcool e tabaco (drogas lícitas). Esta postura alarmista pode gerar uma sensação de descontrole e desespero por parte dos adultos, levando-os a um controle desmedido da vida dos jovens em detrimento de ações muito mais efetivas, como a aproximação e o diálogo. Outra conseqüência desse tipo de abordagem em relação às drogas é que se pode promover uma maior atração pelo consumo de substâncias. Ao explorar em demasia os efeitos das drogas, a mídia pode estar despertando no jovem curiosidade em torno dos efeitos provocados por elas, especialmente entre aqueles que, ao tomar contato com as notícias, julgam que "todo mundo está usando" e que, portanto, "para ser aceito" também deve usar alguma droga. No que concerne a publicidade das drogas lícitas (bebida e medicamento) a situação é ainda mais preocupante, pois a influência da mídia pode favorecer comportamentos de risco não apenas dos jovens, mas de adultos e até de crianças. Recentemente as propagandas de cigarro foram proibidas enquanto que as de álcool, apesar de uma restrição quanto ao horário de veiculação da propaganda, continuam influenciando maciçamente os jovens. A publicidade desses produtos associa beber com diversão, charme, alegria, aventura, sucesso profissional e aceitação social. As tímidas referências aos efeitos negativos do consumo dessas substâncias acabam por perder-se no conjunto da peça publicitária, não constituindo uma verdadeira informação, nem possibilitando uma reflexão a respeito dos supostos efeitos positivos, que são tão alardeados. É por este motivo que até mesmo pessoas esclarecidas deixam-se influenciar pelo que é divulgado. O público visado nas propagandas de medicamentos geralmente são as famílias. Nestas a mensagem também é perigosa: o uso de medicamento, sem prescrição médica, põe fim ao mal estar e os problemas que a família enfrenta. Ao tomar um remédio ela supostamente se torna uma família feliz. Potencialmente a mídia poderia associar-se a campanhas de esclarecimento sobre os riscos do consumo de álcool e de cigarro mas isto, muitas vezes, entra em conflito com seus interesses econômicos. As campanhas sobre comportamentos saudáveis, com informações necessárias, verdadeiras e bem formuladas são oferecidas, habitualmente, pelas ONGs (organizações não-governamentais) e pelo próprio governo que infelizmente, muitas vezes, não possuem recursos para pagar o alto custo de veicular e disponibilizar mensagens pelos meios de comunicação de massa. Cabe ao governo também, estabelecer regras que limitem o conteúdo e a veiculação das propagandas de drogas lícitas. Fonte: Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas)/Programa Álcool e Drogas (PAD) do Hospital Israelita Albert Einstein

Por que uma pessoa usa droga mesmo sabendo que elas fazem mal?


O motivo ou os motivos que levam algumas pessoas a se utilizarem de drogas variam muito. Cada pessoa tem necessidades, impulsos ou objetivos diferentes que as fazem agir de uma forma ou de outra e a fazer escolhas diferentes. 
Se fôssemos fazer uma lista , de acordo com o que os/as especialistas dizem sobre esse assunto, veríamos que as razões são muitas e que nossa lista ainda ficaria incompleta: curiosidade; para esquecer problemas, frustrações ou insatisfações; para fugir do tédio; para escapar da timidez e da insegurança; por acreditar que certas drogas aumentam a criatividade, a sensibilidade e a potência sexual; insatisfação com a qualidade de vida; busca do prazer; desejo de correr riscos; necessidade de experimentar emoções novas e diferentes; ser do contra; procura pelo sobrenatural; porque não vê nenhuma perspectiva para o seu futuro etc.
Por esta lista dá para perceber que quem se utiliza de drogas, sempre está buscando por uma experiência diferente, por algo novo. Só que se a gente estiver bem, se gostando e se cuidando, seguramente estas mesmas emoções vão surgir sem precisar de nenhum aditivo, não é não?
Autor: ECOS - Comunicação em Sexualidade
Fonte:http://www.adolec.br/adolecfaq/index.php?action=artikel&cat=2&id=28&artlang=pt-br

Projeto "Aliança Para a Vida"






Reunião dos membros do 'Aliança para a Vida" na Escola Estadual "Profa Gilka Drumond de Faria" com a coordenação da professora Érica Giovanna  para o planejamento da Semana Nacional Anti-Drogas 2012 e definir as Etapas do  Programa de Prevenção ao Uso de Drogas
 

Reunião do JCC-Gilka Drumond

Reunião dos membros do JCC-Gilka Drumond , sob a coordenação do sargento Leonardo, que ministrou uma palestra sobre Liderança.
Nesta reunião também foi definido o  Código de Ética e Disciplina do JCC, o Plano de Ação para o ano de 2012, o lançamento do projeto "Aliança pela Vida" direcionado a Prevenção do uso de  Drogas e a apresentação das professoras Rose e Érica como colaboradoras ativas do JCC-Gilka Drumond.
O diretor Luis Mascarenhas em nome da Escola Estadual "Professora Gilka Drumond de Faria" parabenizou os integrantes do projeto. 

Sargento Leonardo e nosso diretor Luis Mascarenhas apresentando a camisa oficial do JCC
Apresentação da camisa oficial do JCC pelo sargento Leonardo e pelo diretor Luis Mascarenhas

Sargento Leonardo coordenador do Projeto JCC

Sargento Leonardo e Letícia  secretária do JCC



Professora Rose





Programa JCC – (Jovens Construindo a Cidadania)


logo1
O Programa JCC – (Jovens Construindo a Cidadania), foi criado nos Estados Unidos da América do Norte, em 1979, inicialmente na Flórida, foi um sucesso total. No seu primeiro ano de implantação, o programa ajudou a reduzir os problemas de drogas e crimes nas escolas nas quais o projeto foi implantado. As reduções foram em níveis superiores a cinqüenta por cento (50%). Igualmente importante foi a mudança nas atitudes dos estudantes. Atualmente, está implantado em 27 países. Surgiu no Brasil em 1999, tendo sido adotado primeiramente pela polícia de São Paulo.
Para implantação do JCC segue-se os seguintes passos:
1º.  Aprovação e Apoio da Escola / Comunidade
2º. Escolha do representante ou conselheiro
3º. Escolha do Grupo Principal
4º. Primeira Reunião Oficial do Grupo
5º. Ampliação do Grupo
6º. Apresentação Oficial do JCC.
O objetivo do projeto de forma geral é aprimorar e reforçar atitude proativa, preventiva e educativa nas comunidades escolares da rede pública e privada, atuando junto aos adolescentes e jovens, ensinando valores positivos e princípios de cidadania. O JCC, de forma mais específica, visa criar um ambiente livre de crimes e drogas, através de um movimento liderado pelos próprios jovens, sendo eles os principais responsáveis pela prevenção, na busca de estabelecer uma cultura de paz em um ambiente de aprendizado.
O JCC provê aos jovens toda a assistência necessária para o desenvolvimento de programas liderados por eles e para eles, que são os protagonistas do programa. Incluindo todos numa rede de ações preventivas que atuem nas causas e não apenas nas conseqüências.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Não jogue com a vida... Veja Quem Tem Razão


Você vive num quarto escuro e fechado e diz estar aberto para o mundo.
Você diz que ninguém fala a verdade, no entanto, mente o tempo todo para você mesmo.
Fala que ninguém o deixa viver em paz, contudo, vive cheio de agressividade.
Você quer toda liberdade do mundo, porém, vive com medo de ser preso.
Você grita que é forte e que sabe o que faz, mas, receia a própria sombra.
Você pede para que lhe deixem voar, entretanto, vive fora do ar ou no fundo do poço.
Você vive dizendo que quer ganhar muito dinheiro, todavia, queima tudo o que você ganha e o que tem.
Você diz que precisa de uma chance, mas, joga todas as chances fora.
Você vive dizendo que quer ter amigos, no entanto, não percebe que é seu maior inimigo.
Você se diz muito esperto e que não leva desaforo para a casa, porém, aceita ser dotado por quem lhe escraviza.
Você quer um pedacinho do Céu e não percebe que faz da sua vida um completo inferno.
Você caminha a passos largos para a morte e diz que isso é vida.
DEPENDÊNCIA QUÍMICA SE COMBATE COM RAZÃO, AMOR E VERDADE.
A vida é nossa maior viagem... Não use drogas

Texto extraído dehttp://www.oresgatemcz.com.br/p/drogas.html

Logo do Projeto JCC-Brasil


terça-feira, 12 de junho de 2012

Programa Jovens Construindo a Cidadania - JCC



Programa Jovens Construindo a Cidadania                                   JCC Apresentação
                                                                                                                                           O programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), versão brasileira do Youth Crime Watch –YCW (Jovens Contra o Crime), nos Estados Unidos, por mais de vinte anos, tem engajado jovens nos esforços de redução da violência e criminalidade em muitos países.Milhares de pessoas em todo o mundo têm atuado no YCW (JCC no Brasil), na orientação dos jovens em idade escolar, do ensino fundamental ao superior, para as atividades como a condução de Patrulhas Relâmpago,Cápsula do Tempo, Fórum Juvenil de Busca de Soluções (Y.E.S.), entre outras, realizadas nas escolas, contribuindo para o melhoramento das comunidades. O Youth Crime Watch of America - YCWA é apoiado pelos Departamentos da Justiça e da Educação Americanos e tem sido reconhecido por várias agências federais.No Brasil, o PROGRAMA JOVENS CONSTRUINDO A CIDADANIA JCC, vem sendo desenvolvido desde 1999, tendo alcançado um grande sucesso, o que vem chamando a atenção das autoridades, que passaram a adotar o programa em algumas regiões, como forma de auxílio na contenção da criminalidade na escolas e comunidades.

O JCC do Brasil foi, por mais de duas vezes, considerado um dos mais eficientes programas de todo o mundo, recebendo o prêmio “Casey”, durante Encontros Internacionais de Prevenção Criminal Juvenil, realizados em Miami/FL, em Washington DC e Ogdem/UT, nos Estados Unidos.



Objetivo do programa JCC 
Criar um ambiente escolar mais saudável, livre das drogas e da violência, através de ações e mudanças comportamentais que serão desencadeadas por um grupo de alunos que agirá dentro da escola, com a supervisão dos professores e a orientação de um policial militar ou colaborador.


PASSOS DO JCC 
1.    Educação na Prevenção de Drogas, Violência e Crime
 2.    Aconselhamento
 3.    Resolução de conflitos
 4.    Conciliação
 5.    Ensino em diferentes faixas etárias
 6.    Projetos de Ação.